Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
AVIAÇÃO

SAC elabora guia para orientar companhias aéreas sobre monitoramento de emissão de CO²

  • Publicado: Quarta, 15 de Maio de 2019, 16h21
  • Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 18h08

Publicação voltada às empresas do setor atende orientações da OACI para redução das emissões de gases de efeito estufa da aviação 

Os aviões representam cerca de 2% das emissões mundiais de dióxido de carbono (CO²), de acordo com a Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci). E, para orientar as companhias aéreas brasileiras a atenderem a meta de redução da emissão de gases de efeito estufa da Oaci, a Secretaria de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura elaborou o Guia CORSIA - Monitoramento, Reporte e Verificação das Emissões de CO² da Aviação Internacional . O objetivo é nivelar as informações sobre os requisitos para o controle das emissões em voos internacionais. 

A publicação traz modelos e informações técnicas para cumprimento dos padrões e práticas recomendadas pela Oaci e regulamentadas no Brasil pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por meio da Resolução nº 496/2018 e Portaria nº 1.018/ASINT

Desde janeiro deste ano, os operadores aéreos devem monitorar suas emissões em voos internacionais e reportar, anualmente, os dados à Anac. Com exceção dos voos médicos, humanitários e de combate a incêndio, entram na lista de monitoramento todos os operadores aéreos nacionais que emitam acima de 10 mil toneladas anuais de CO² pelo uso de aeronaves com massa máxima de decolagem certificada acima de 5.700 kg em voos internacionais. 

COMPENSAÇÃO – Em 2016, a Oaci criou o CORSIA (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), mecanismo mundial de compensação de emissões de CO², com o qual se pretende estabilizar as emissões da aviação internacional a partir de 2020. 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

registrado em:
Assunto(s): AVIAÇÃO , GUIA , EFEITO ESTUFA

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página