Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
AVIAÇÃO CIVIL

Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação reconhece iniciativas para o setor aéreo

  • Publicado: Terça, 24 de Maio de 2016, 15h44
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2016, 14h56

Concurso de monografias e iniciativas inovadoras foi idealizado pela Secretaria de Aviação Civil em parceria com a Escola de Administração Fazendária

240520167O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil entrega, nesta terça-feira (24), o troféu para os vencedores do Prêmio Aviação – Conhecimento e Inovação, idealizado pela Secretaria de Aviação em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). A cerimônia de entrega será no auditório do Ministério dos Transportes, na Esplanada dos Ministérios, às 14h30.

Para o secretário de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação, Rafael Botelho, o prêmio atrai novas propostas para o setor e ajuda a disseminar boas práticas que podem ser rapidamente aplicadas na aviação civil. “Nosso objetivo com o Prêmio é fomentar a pesquisa, além de reconhecer, valorizar e disseminar a implantação de boas práticas na operação e gestão dos aeroportos brasileiros, bem como desenvolver soluções que sirvam de inspiração ou referência para a aviação no País”, ressalta Botelho.

A entrega dos oito troféus e 11 certificados (alguns dos trabalhos premiados foram em duplas) será realizada por representantes da Secretaria de Aviação, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Esaf e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Idealizado pela Secretaria de Aviação Civil em parceria com Esaf, o prêmio consiste em um concurso de monografias e iniciativas inovadoras em aviação no Brasil. A Secretaria recebeu para as duas categorias, 84 inscrições de formandos, pós-graduandos e formados em cursos de graduação e pós-graduação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) assim como de profissionais empregados no setor.

Os vencedores foram divulgados no Diário Oficial da União, no dia 25 de abril, e já receberam o prêmio de R$ 15 mil para o primeiro lugar em monografia e R$ 20 mil para iniciativa inovadora. Os segundos e terceiros lugares também receberam prêmio em dinheiro.

SOBRE OS PREMIADOS – Cícero Roberto Ferreira de Almeida foi o vencedor da categoria melhor monografia com o título “Uma abordagem de tomada de decisão colaborativa baseada em jogos satisficing para aeroportos” que propôs uma metodologia baseada em jogos satisficing pelo processo Collabotative Decision Making (CDM) que utiliza regras de segurança e de sequenciamento de voos, além de algoritmos para o suporte de decisões no sentido de elevar a eficiência do gerenciamento do tráfego aéreo. O autor sugere decisões que envolvem as três principais entidades do cenário de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo: o gestor aeroportuário, as empresas aéreas e o gestor do serviço de controle de tráfego aéreo.

240520166

Já os vencedores da categoria iniciativas de inovação na aviação civil foram Edson Luiz Morales Saute e Danilo Roberto de Bittencourt com o trabalho “Estimador panorâmico de visibilidade de aeródromo”, que tem como objetivo aumentar a precisão e agilidade na estimativa de visibilidade dos aeródromos. O estimador utiliza imagens panorâmicas, a partir de um ponto de observação meteorológico, para dar auxílio a controladores de tráfego aéreo, profissionais de meteorologia e de navegação aérea na avaliação operacional de um aeroporto.

CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO AVIAÇÃO

CATEGORIA MELHOR MONOGRAFIA

1º lugar: Cícero Roberto Ferreira de Almeida;

2º lugar: Vitor Fernando de Melo Gonçalves;

3º lugar: Nissia Carvalho Rosa Bergiante

Menção Honrosa: Jaqueline Naccarato Piffer.

CATEGORIA INICIATIVAS DE INOVAÇÃO

1º lugar: Edson Luiz Morales Saute e Danilo Roberto de Bittencourt;

2º lugar: Paulo Manoel Razaboni;

3º lugar: Fernando Venancio Pinheiro e Victor Richa Dabarian;

Menção Honrosa: Eduardo de Jesus Nogueira e Fellipe Ribas Dias dos Reis.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Aviação Civil
Telefone: (61) 3311.7255/7133
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @AviacaoGovBr
Facebook: www.facebook.com/AviacaoGovBr
Instagram: www.instagram.com/aviacaogovbr
Flickr: www.flickr.com/photos/aviacaogovbr

registrado em:

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página