Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Ministério promove capacitação em adaptação às mudanças climáticas

  • Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 17h57
  • Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 09h26

Encontro realizado nesta sexta-feira (27) foi voltado para servidores da Infraestrutura e entidades vinculadas

WhatsApp Image 2019 09 27 at 17.52.40Com o objetivo de promover a redução da vulnerabilidade à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno, o Ministério da Infraestrutura, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Desapropriações (SGAD), realizou, nesta sexta-feira (27), a capacitação sobre Adaptação à Mudança Climática e Riscos Climáticos. Voltada para técnicos e gestores da Pasta e de entidades vinculadas, o encontro foi realizado na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília. 

Mateus Salomé, subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações, explicou que a iniciativa foi idealizada em conjunto com a Agência Alemã GIZ, instituição de cooperação internacional que dá suporte e consultoria em questões ambientais, principalmente na questão climática. “Existe uma cooperação com a GIZ para se desenvolver diversos trabalhos na área de sustentabilidade”, destacou Salomé. “A ideia dessa parceria é capacitar e nivelar entendimentos sobre como devemos nos preparar para o clima que está mudando”, completou.   

O subsecretário destacou ainda que está em curso um processo de revisão das políticas ambientais do ministério para aperfeiçoar o tema da sustentabilidade e mudanças climáticas. “A questão de mudança do clima é um dos itens que fazem parte das diretrizes ambientais do ministério. Então a ideia é que a gente incorpore isso em todas as entidades vinculadas, em todas as secretarias, enfim, que criemos uma cultura alinhada com esse tipo de pensamento”, afirmou o gestor.

A agenda da capacitação incluiu tópicos como: conceitos fundamentais em adaptação à mudança do clima; planejamento em mudança climática; resiliência climática e infraestrutura; e introdução a instrumentos de planejamento em adaptação.

Participaram do encontro representantes da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNTPA), do Ministério da Infraestrutura, além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Foto: Gustavo Messina/Minfra

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura 

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página