Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bibliotecas Virtuais

Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2014, 13h44 | Última atualização em Quinta, 18 de Dezembro de 2014, 10h02

Biblioteca do Arquivo Nacional

O acervo reúne a coleção de obras raras, folhetos e periódicos, abrangendo as seguintes áreas: Arquivologia, História do Brasil, Administração Pública, Direito Administrativo e Ciências Auxiliares da História: Heráldica, Numismática e Genealogia.

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional do Brasil e considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, sendo a maior biblioteca da América Latina. Seu acervo é calculado em cerca de nove milhões de itens.

Através do cumprimento da Lei do Depósito Legal, a Biblioteca Nacional, recebe um exemplar do que se publica no Brasil, e torna-se a guardiã da memória gráfica brasileira. Esta lei é a mais poderosa auxiliar da biblioteca no cumprimento de sua finalidade de proporcionar a informação cultural nas diferentes áreas do conhecimento humano com base na produção intelectual brasileira e nas obras mais significativas da cultura estrangeira, que constituem o sempre crescente acervo bibliográfico e hidrográfico.

Biblioteca Nacional Digital

Acervo digital da Fundação Biblioteca Nacional do Brasil.

Biblioteca UOL 

Biblioteca virtual com publicações na íntegra sobre diversos assuntos.

Biblioteca USP - SIBIUSP

É o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo, que oferece prioritariamente suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão de docentes, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação da USP, integrando 43 bibliotecas de faculdades distribuídas em seis pólo universitários, com acervo total de mais de seis milhões de volumes.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Inaugurada em 2001, foi criada para disponibilizar na internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na USP, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.

Bibliotecas Nacionais de Todo o Mundo

Levantamento realizado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Fundação Alexandre de Gusmã (FUNAG)

A Fundação Alexandre de Gusmão - FUNAG, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, coloca à disposição do público obras relativas ao estudo dos grandes temas de interesse da política externa brasileira e das relações internacionais. As obras encontram-se em formato digital para download gratuito.

Possui um acervo de 360 publicações para download, relativas a política externa brasileira e das relações internacionais.

FUNAG - Série Livro de Rua

A Coleção "Livro na Rua - Diplomacia ao Alcance de Todos" tem como objetivo apresentar e divulgar, de maneira breve e acessível, informações relativas a personalidades da política externa brasileira e temas na área de relações internacionais e países.

FUNAG - Cadernos do CHDD 

Revista semestral, publica documentos e estudos sobre a história das relações internacionais do Brasil. Números especiais, organizados em torno de um tema, são eventualmente incluídos na série, que já contemplou, em 2005, o tema Atlântico, Escravidão e liberdade e, em 2007, As Relações Brasil-Uruguai.

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações  

Coordena o projeto da Biblioteca Digital Brasileira que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras e também estimula o registro e a publicação em meio eletrônico. Este projeto − iniciativa inovadora do IBICT, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa − possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique suas teses e dissertações produzidas no país e no exterior dando maior visibilidade a produção científica nacional.

Biblioteca da Agência Nacional de Águas - ANA

Biblioteca da Agência Nacional da Aviação Civil - ANAC
Tem como objetivo de apoiar o corpo técnico de profissionais da ANAC em suas diversas atividades, além de pesquisadores, estudiosos e o público em geral interessados em informações sobre a aviação civil.

Biblioteca da Agência Nacional de Energria Elétrica - ANEEL

Biblioteca da Fundação Getúlio Vargas - FGV
O Sistema de Bibliotecas da FGV compreende as unidades Mario Henrique Simonsen (RJ), Karl A. Boedecker (SP) e de Brasília, a Biblioteca Digital. Permite acesso às novidades, e novos títulos incorporados ao acervo e às bases de dados, e também se inscrever em cursos de aprimoramento em pesquisas. Acesso livre à Biblioteca Digital.

Biblioteca de Literatura - BIBLIO
Oferece acesso a obras em domínio público com textos completos que respeitam a linguagem da época dos mais importantes autores de nossa língua.

Biblioteca em Saúde: ePORTUGUESE
O objetivo da rede ePORTUGUÊSe é fortalecer a colaboração entre os países de língua portuguesa, promover a capacitação de recursos humanos em saúde, e facilitar o acesso as fontes de informação em português, modelo desenvolvido pelo Centro Latino americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - BIREME.

Biblioteca Digital Mundial
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na internet, em formato multilíngüe, informações de importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Biblioteca Nacional de Brasília
Acervo digital da Biblioteca Nacional de Brasília.

Catálogo Coletivo Nacional - CNN
Rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil. Seu objetivo é reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, informações sobre publicações periódicas técnicas científicas, reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país. Estabelece políticas coordenadas de aquisição, a padronização da entrada de títulos de periódicos segundo critérios internacionais e o intercâmbio entre bibliotecas, por meio do sistema de comutação bibliográfica.

Coleção Brasiliana Eletrônica (Brasília)
Reúne 123 volumes digitalizados como parte da coleção composta de 415 volumes, de autores brasileiros e estrangeiros, que retrataram o país nos campos da História, Sociologia, Antropologia e História Natural, editada originalmente pela Companhia Editora Nacional no período de 1931 a 1993.

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas
O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) é a escola de Ciências Sociais e História da Fundação Getulio Vargas. Criado em 1973, abriga conjuntos documentais relevantes para a história recente do país, desenvolve pesquisas em sua área de atuação e promove cursos de graduação e pós-graduação. Os conjuntos documentais constituem, atualmente, o mais importante acervo de arquivos pessoais de homens públicos do país, totalizando cerca de 1,8 milhões de documentos. É totalmente informatizada por meio do sistema ACCESSUS, aberto à consulta pública.

Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás 
O Portal de Periódicos da UFG é um projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação que visa o desenvolvimento, a democratização ao acesso, a pesquisa científica e a qualificação dos periódicos da UFG.

Portal Domínio Público
Lançado em novembro de 2004 com um acervo inicial de 500 obras, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e a população em geral.

Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - LUME
O Lume, Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que significa manifestação de conhecimento é o portal de acesso às coleções digitais de documentos gerados no âmbito da universidade e de outros documentos que por sua área de abrangência e/o pelo seu caráter histórico.

Weblioteca da Agência Nacional de Transportes Públicos - ANTP


Outras bibliotecas internacionais:

- Austrália

- Bélgica

- Biblioteca Britânica

- Canadá

- China

- Coreia do Sul

- Escócia

- Espanha

- Estados Unidos

- França

- Havaí

- Hungria

- Índia

- Irlanda

- Itália

- Japão

- Nova Zelândia

- Portugal

- Siganpura

- Suécia

- Tibet e Himalaia

- Biblioteca Europeia

- The World Digital Library Project

- Digial Library Federation

- Biblioteca do Congresso Americano - Library of Congress: Possui uma coleção de mais de 147 milhões de itens, mais de 33 milhões de livros catalogados, materiais impressos em 470 línguas, mais de 63 milhões de manuscritos, a maior coleção de livros raros da América do Norte, a maior coleção do mundo de materiais jurídicos, filmes, mapas, partituras e gravações de som.

- Scientific Eletronic Library Online - SCIELO: A Scientific Electronic Library Online é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página