Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Transporte Ferroviário - Informações de Acervo

Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 17h34 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 11h04

ABIFER
Sistema Ferroviário Brasileiro: Problemas e Soluções

Trabalho estruturado a partir de um diagnóstico do transporte urbano no Brasil, nas principais metrópoles, e da correspondente inserção do sistema metro ferroviário, onde se destaca a baixa participação do transporte urbano sobre trilhos.

 

ANTF
Mapa Ferroviário Brasileiro

Mapa das ferrovias de carga do Brasil.



ANTT
Manual de Contabilidade do Serviço Público de Transporte Ferroviário de Cargas

Manual baseado em considerações sobre a necessidade de criar um órgão com a finalidade de regular e supervisionar a prestação de serviços delegados de transporte ferroviário de cargas, rodoviário interestadual e internacional de passageiros, bem como de exploração da infra-estrutura Rodoviária Federal


Relatórios Anuais de Acompanhamento das Concessões Ferroviárias

Relatório que acompanha a evolução do desempenho operacional e econômico-financeiro alcançados pelas empresas concessionárias de serviços públicos de transporte ferroviário, além de apresentar os respectivos níveis de cumprimento das metas contratuais de produção e de redução de acidentes.

Ano 2010

Ano 2009


Concessões Ferroviárias

Inclusão da Rede Ferroviária Federal S.A. no Programa Nacional de Desestatização, o que propiciou o início da transferência de suas malhas para a iniciativa privada durante um período de 30 anos, prorrogáveis por mais 30. O governo federal outorgou à Companhia Vale do Rio Doce, no processo de sua privatização e exploração das Estrada de Ferro Vitória a Minas e Estrada de Ferro Carajás, utilizadas basicamente no transporte de minério dessa companhia. A ANTT é responsável pelas concessões, além das malhas da RFFSA e das estradas de ferro da Companhia Vale do Rio Doce.


Câmara

A Parceria Público-Privada em Sistemas Metros-Ferroviários

Painel da utilização do mecanismo da parceria público-privada (PPP) no financiamento dos sistemas metro-ferroviários no Brasil e em alguns países do mundo e um histórico da utilização desse mecanismo em alguns setores da economia em nível mundial. E, especificamente, as experiências internacionais de parceria público-privada no Brasil, no setor metro-ferroviário e em outras áreas.

CNT
Pesquisa Ferroviária CNT 2006 e 2009. A pesquisa Ferroviária CNT estudo sobre a situação do transporte ferroviário.

 

Ministério dos Transportes

Mapa Ferroviário

O sistema de transporte ferroviário nacional é competência da VALEC, empresa pública responsável pela administração da infraestrutura ferroviária, coordenação, fiscalização e execução de projetos da área e estudos para a implantação do Trem de Alta Velocidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página