Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

INTRODUÇÃO

Para que um aeródromo possa operar corretamente, torna-se necessário cumprir diversos requisitos regulamentares. Devido à complexidade técnica associada às atividades de gestão de um aeródromo, a capacitação de recursos humanos assume extrema importância para que os aeródromos possam garantir uma operação segura e eficiente.           

Em vista disso, o presente Guia Informativo tem como objetivo subsidiar o setor de aviação civil para a identificação das necessidades de treinamento para formação e qualificação contínua dos profissionais que desempenham atividades gerenciais e operacionais no sítio aeroportuário.

Este documento disponibiliza informações importantes para auxiliá-los na elaboração e gestão de um plano de ação para capacitação com foco no desenvolvimento do setor, de acordo com a classe de cada aeródromo.

Este Guia é resultado do trabalho conjunto do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil – MTPA, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC, Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC e do Ministério da Defesa – MD, por meio do Comando da Aeronáutica – COMAER.

Constam deste Guia Informativo os treinamentos exigidos pela legislação vigente, bem como outros treinamentos recomendados pela SAC, ANAC e COMAER. Destaca-se que os treinamentos recomendados são apenas referências e não apresentam uma lista exaustiva das ações de capacitação disponíveis para o setor. 

As ações de treinamentos foram divididas em 3 (três) grupos:

  • Treinamentos Obrigatórios – ação de treinamento que visa atender as legislações específicas emanadas dos diversos órgãos.

  • Treinamentos Não Obrigatórios – ação de capacitação ou aprendizagem não exigida por legislação, mas cuja realização é sugerida por sua importância para a melhoria do desempenho de determinada atividade profissional.

  • Boas Práticas – recomendações de sites, publicações e materiais relacionados ao setor de aviação civil que podem contribuir para a formação dos profissionais que atuam no ambiente aeroportuário.

Assim, com este Guia Informativo, a SAC, a ANAC e o COMAER reúnem as principais informações de interesse de operadores de aeródromos relacionados à qualificação dos profissionais que atuam em atividades operacionais no ambiente aeroportuário, fornecendo infor­mações de forma didática e que possam contribuir para o desempenho adequado das atividades da aviação civil brasileira.

Sugestões e críticas ao documento podem ser enviadas para o correio eletrônico: capacitacao.aviacao@transportes.gov.br 

SIGLAS 

GLOSSÁRIO

  

TREINAMENTOS 

 

Fim do conteúdo da página