Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Ministério entrega Diretrizes de Sustentabilidade

:: :
  • Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2020, 18h09
  • Última atualização em Sábado, 15 de Fevereiro de 2020, 17h42
  • Acessos: 1373

Documento trata das ações do Ministério e entidades vinculadas na gestão socioambiental relacionadas à infraestrutura 

Diretrizes 3

A Secretaria Executiva do Ministério da Infraestrutura, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Desapropriações (SGAD), entregou, nesta terça-feira (3), as “Diretrizes de Sustentabilidade do MInfra”, além da Agenda de Sustentabilidade para o período 2020-2022. Revisadas e aprovadas pelos Comitês de Gestão Ambiental e Territorial da Pasta, em parceria com a agência de cooperação técnica alemã GIZ, as diretrizes são a principal referência para as ações do Ministério e entidades vinculadas na gestão socioambiental relacionadas à infraestrutura.

O secretário-Executivo da Pasta, Marcelo Sampaio, destacou a relevância da agenda socioambiental para o Ministério da Infraestrutura e para o Governo Federal e salientou a importância de projetos de parceria que visam o desenvolvimento sustentável. “O Brasil está consolidando estratégias e ações que garantam a efetividade da infraestrutura de forma sustentável, e nessa linha, permanecemos trabalhando para realizar parcerias com os investidores internacionais que buscam oportunidades sustentáveis para investir”, destacou Sampaio.

Marc Bogdahn, vice-embaixador da Alemanha, explicou que o país continuará cooperando com o Brasil para o desenvolvimento de questões socioambientais em empreendimentos de infraestrutura. “É impressionante o progresso que o Brasil teve no Setor de Infraestrutura no último ano, como o desenvolvimento dos aeroportos e das rodovias”, destacou. “A Alemanha, como um dos parceiros mais importantes do Brasil, vai continuar cooperando com o desenvolvimento sustentável de seus empreendimentos”, finalizou Bogdahn.

As Diretrizes de Sustentabilidade foram divididas em cinco áreas temáticas: planejamento e governança; mudança do clima; projetos, estudos e pesquisas; licenciamento ambiental; e gestão territorial. Juntas, essas áreas seguem um objetivo em comum, que sintetiza a visão do MInfra aos aspectos socioambientais e territoriais: “Desenvolver infraestrutura de transportes sustentáveis do ponto de vista socioambiental”.

O encontro contou ainda com a participação do Subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações, Mateus Salomé, secretário-Executivo Adjunto, Rodrigo Cruz, membros dos Comitês de Gestão Ambiental e Territorial, além de servidores da Pasta e entidades vinculadas e representantes de instituições parceiras. 

Diretrizes 6PORTARIAS – Publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (3), as Diretrizes de Sustentabilidade e a Agenda de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura para o período 2020-2022, foram aprovadas pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, conforme Portarias nº 5 e nº 4, respectivamente, ambas de 31 de janeiro de 2020. 

Clique aqui para acessar as “Diretrizes de Sustentabilidade do Ministério da Infraestrutura”.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Notícias Relacionadas


Fim do conteúdo da página