Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

1º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 16h22 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 18h32

topo

 

126

 

SOBRE O EVENTO

O Ministério da Infraestrutura e a Fundação Dom Cabral realizam no dia 9 de outubro de 2019 o 1º SEMINÁRIO DE  COMPETITIVIDADE DO SETOR DE INFRAESTRUTURA, com o objetivo de promover debates que subsidiarão o desenvolvimento de estratégias assertivas para tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional.

Em 2018, o Brasil ocupava 72ª posição no ranking de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial, entre 140 países. No Pilar de Infraestrutura, estava na 81ª posição e no Subíndice de Infraestrutura de Transportes, n84ª colocaçãoo que demonstra que a infraestrutura atualmente representa um entrave ao desenvolvimento do país. Na América Latina,país ocupava o 9ª lugar nesse mesmo subíndice.

O índice do Fórum Econômico Mundial é composto por mais de 110 variáveis, das quais parte é proveniente de Pesquisa de Opinião Executiva e parte proveniente de indicadores setoriais.  As variáveis estão organizadas em doze pilares, com cada pilar representando uma área considerada como um importante determinante da competitividade.

Tornar-se líder na América Latina em infraestrutura de transportes” é o desafio da Visão de Futuro destacada no planejamento estratégico institucional do Ministério da Infraestrutura.  Para alcançar essa visão,  entender a percepção dos usuários sobre a eficiência dos serviços do setor é fator chave para identificar as melhores estratégias para elevar a competitividade e atrair investimentos.

A programação do evento contemplará o Lançamento Global do Relatório de Competitividade 2019 do Fórum Econômico Mundial no Brasil e terá painéis que debaterão a Competitividade como Estratégia de Governo,  bem como a perspectiva dos investidores e dos usuários do setor sobre o tema.

RELATÓRIO DE COMPETITIVIDADE GLOBAL DO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Em meio a rápidas mudanças tecnológicas, polarização política e uma frágil recuperação econômica mundial, é fundamental a definição, a avaliação e a implementação de novos caminhos para o crescimento e a prosperidade.

Nesse contexto, o Fórum Econômico Mundial introduziu o Índice Global de Competitividade 4.0, com base em 40 anos de experiência de benchmarking dos fatores que impulsionam a competitividade a longo prazo. O índice lança luz sobre um conjunto emergente de fatores de produtividade e crescimento de longo prazo na era da Quarta Revolução Industrial e fornece uma bússola muito necessária para os formuladores de políticas e outras partes interessadas ajudarem a moldar estratégias econômicas e monitorar seu progresso.

O índice integra aspectos bem estabelecidos a alavancas novas e emergentes que impulsionam a produtividade e o crescimento. Ele enfatiza o papel do capital humano, da inovação, da resiliência e da agilidade, não apenas como direcionadores, mas também como características definidoras do sucesso econômico.

Neste evento, a Fundação Dom Cabral, parceira do Fórum Econômico Mundial no Brasil, irá lançar o Relatório 2019 do Índice Global de Competitividade. Um acontecimento imperdível para quem acompanha e deseja contribuir para o aumento da competitividade do Brasil!

PÓS-EVENTO

Cerimônia de abertura

 

  

Lançamento Global do Relatório de Competitividade 2019 do Fórum Econômico Mundial

Adobe PDF icon Carlos Arruda

Sed 32 512Carlos Arruda
Sed 32 512Thierry Geiger

Confira as Fotos
Mesa de Abertura
 

 

Painel 1
Competitividade como Estratégia de Governo

Adobe PDF icon Marcelo Sampaio
Adobe PDF icon Diogo MaC Cord
Adobe PDF icon José Ricardo da Veiga

Sed 32 512Painel 1

 

Confira as Fotos
Painel 01
 

   

Painel 2
Competitividade na Perspectiva dos Investidores

Adobe PDF iconCarlos Takahashi
Adobe PDF iconRenato Sucupira
Adobe PDF iconCarlos Braga

Sed 32 512Painel 2

 

Confira as Fotos
Painel 02
 

   

Painel 3
Critérios de Avaliação da Competitividade na Visão dos Usuários do Setor

Adobe PDF iconBaldez Anut
Adobe PDF iconBruno Batista

Sed 32 512Painel 3

 

Confira as Fotos
Painel 03
 

  

 

PROGRAMAÇÃO

programacao competitividade

  

 

 

Realização:

fdc2          minfra2

 Apoio:

cnt

registrado em:
Fim do conteúdo da página